Gol suspende uso de Boeing 737 Max 8 após acidente na Etiópia

Companhias aéreas de vários países, inclusive a brasileira Gol, suspenderam operações com o modelo de avião da Boeing que caiu ontem na Etiópia; 



No Brasil, a Gol é a única companhia aérea que usa o 737 Max 8. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou que mantém contato com companhia aérea, com a Boeing e com a autoridade que certificou a aeronave, e que, em casos extremos, se for reconhecida a probabilidade de repetição, pode emitir diretrizes com limitações à operação da frota desse modelo.

Em nota, a Gol declarou a confiança na segurança de suas operações e na Boeing e anunciou a suspensão temporária das operações comerciais do 737 Max 8 desde as 20h desta segunda-feira (11). A companhia tem sete aviões desse modelo.

A Gol também declarou que desde junho de 2018, operou mais de 2.900 voos com esse modelo por mais de 12.700 horas, com total segurança e eficiência.

Esta é a nota da GOL sobre a suspensão do uso da aeronave:

"A GOL Linhas Aéreas Inteligentes informa que desde o início das operações com o avião Boeing 737 Max 8, em junho de 2018, já realizou 2.933 voos, totalizando mais de 12.700 horas, com total segurança e eficiência. Atualmente a frota da companhia é composta por 121 aeronaves Boeing, das quais sete modelos 737 Max 8.

"Sendo Segurança o valor número um da GOL, que direciona absolutamente todas as iniciativas da empresa, a companhia informa que por liberalidade, a partir das 20:00 horas de hoje, suspenderá temporariamente as operações comerciais das suas aeronaves 737 Max 8.

"A GOL reitera a confiança na segurança de suas operações e na Boeing, parceira exclusiva desde o início da companhia em 2001, e esclarece que está acompanhando de forma intensiva todos os fatos, que permitam o retorno das aeronaves às operações regulares da companhia no menor espaço de tempo possível.

"Os Clientes com viagens previstas nas aeronaves 737 Max 8 serão, a partir de hoje, comunicados e reacomodados em voos da empresa ou de outras companhias aéreas, como a nossa parceira Delta Air Lines. A central também permanece à disposição pelo telefone 0800 704 0465. A empresa continuará operando os destinos internacionais de longo curso com os aviões Boeing 737 NG, sem previsão de cancelamento na malha.

Essa decisão foi previamente comunicada à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que estabelece as regras para a Aviação Civil no Brasil".

Comentários