Aeródromos que haviam recebido notificação (NOTAM) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) já estão em pleno funcionamento em Goiás. A ação ocorreu depois de iniciativa da nova gestão da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) que manteve contato direto com o órgão ligado à Força Aérea Brasileira para processo de regularização das operações dos aeródromos e, antes do prazo exigido, conseguiu a liberação.
© GOINFRA |
O Governo anterior do Estado de Goiás não apresentou as correções exigidas no Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA), deixando processos de irregularidades que levaram à suspensão das operações. As unidades aéreas que haviam recebido a notificação e estão liberadas são: Alto Paraíso, Aragarças, Campos Belos, Ceres, Mozarlândia, Pirenópolis, Porangatu, Posse, Quirinópolis, São Miguel do Araguaia e Uruaçu. O aeródromo de Santa Helena tem homologação municipal e a Prefeitura é responsável pela administração da pista que recebeu notificação.
O presidente da Goinfra, Enio Caiado, explica que o órgão estadual está comprometido a dar continuidade a todos os processos técnicos que permitam o regular funcionamento dos aeródromos. Uma nova dinâmica para garantir a manutenção e a segurança operacional já foi estabelecida e é prioridade das ações da Goinfra - responsável pela administração aeroportuária de 26 aeródromos no Estado de Goiás, conveniados com a Secretaria Nacional de Aviação Civil.
Fonte GOINFRA
Comentários