Avianca Brasil em recuperação judicial

A companhia aérea Avianca Brasil entrou na segunda-feira (10) com pedido de recuperação judicial. A informação foi confirmada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Em nota, a empresa disse que o pedido é devido "à resistência de arrendadores de suas aeronaves a um acordo amigável".



No pedido de recuperação judicial, de acordo com a agência Reuters, a companhia aérea informou que as operações estão ameaçadas por uma potencial retomada de aeronaves por credores.

A companhia aérea, controlada pela holding Synergy, disse que a retomada de aviões ameaça a viagem de cerca de 77 mil passageiros em dezembro.

Na semana passada, a Avianca Brasil foi acionada judicialmente pelo não pagamento do arrendamento de aeronaves. Em um processo movido pela Constitution Aircraft, a empresa foi acusada de deixar de pagar parcelas do arrendamento de 11 aeronaves. Na decisão, a justiça proibiu a companhia de levantar voo com as areonaves e determinou busca e apreensão dos aviões.

À época, a companhia informou que "negociações fazem parte da rotina de qualquer empresa para otimização de resultados" e rejeitou qualquer possibilidade de entrar com o pedido de recuperação judicial.

A Avianca tem acumulado diversos problemas financeiros. No segundo trimestre deste ano, a companhia aérea reportou prejuízo de R$ 144,6 milhões.

A empresa opera voos regulares desde 2002 e, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), tem a quarta maior fatia do mercado. Entre janeiro e outubro, a transportou 10,265 milhões de passageiros, o equivalente a 10,6% do total.

Em Goiânia, a companhia permanece com a sua operação normal, sendo 04 voos diários, um para Brasília/DF e outros três, para São Paulo - Guarulhos.

Fonte G1 - adaptado GYN Online

Comentários