Depois de 11 anos de espera, finalmente o novo terminal de passageiros do Aeroporto Santa Genoveva será utilizado a partir deste sábado (21). Segundo a Infraero, os primeiros passageiros serão recebidos a partir das 3 horas da manhã, quando estão previstos o check-in e embarque no voo 3471 da Tam, com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Já o primeiro desembarque é esperado às 6 horas da manhã, quando devem chegar os passageiros do voo 4289 da Azul, vindo de Palmas (TO).
A partir de agora, os passageiros e usuários do aeroporto deverão chegar ou sair das novas instalações pela Rua Marabás, que pode ser acessada pela Avenida Vera Cruz. “Não haverá acesso ou transporte de passageiros a partir do terminal antigo. Por essa razão, a Infraero orienta o passageiro a verificar o mapa de acesso abaixo ou a ligar para o telefone (62) 3265-1500, onde o balcão de informações do aeroporto poderá dar mais orientações”, explica o superintendente Alessandro Máximo.
O novo terminal ainda conta com uma nova área comercial e de serviços, que nessa primeira etapa da operação assistida passa a contar com duas cafeterias, duas livrarias, caixas eletrônicos e locadoras de veículos. “As demais lojas e estabelecimentos estão em processo de implantação pela Socicam, responsável pela gestão e exploração dos novos espaços comerciais”, explicou a superintendente de Varejo Aeroportuário, Rubiana Martins.
Comércio e serviços
A Infraero contratou a empresa Socicam para administrar toda a área comercial, manutenção e limpeza de algumas áreas de uso dos passageiros (banheiros/praça de alimentação) que atenderá os usuários do aeroporto de Goiânia.
O novo terminal de Goiânia é o primeiro da Rede Infraero a ter a área comercial entregue à exploração por uma empresa privada. A Infraero permanece responsável pela manutenção do terminal de passageiros, dos carrinhos de bagagem, da segurança e monitoramento de áreas restritas e patrimoniais, conforme previsto no edital.
Para Goiânia, a exploração comercial terá aproximadamente 3 mil m² de área para estabelecimentos dentro do terminal, além de área externa para estacionamento das locadoras de veículos.
Operação assistida
Nos próximos quatro meses, o Aeroporto de Goiânia receberá embarques e desembarques de forma assistida. Isso significa que serão monitorados o funcionamento de estruturas como esteiras e escadas rolantes, pontes de embarque, canais de inspeção, além das sinalizações e banheiros, com a meta de garantir a satisfação dos usuários e manter a boa operacionalidade do aeroporto. Além disso, a Infraero mantém equipes que irão orientar os passageiros sobre os novos acessos e saídas do terminal.
Fonte O Popular
Fonte O Popular
Comentários
PS: Vale ressaltar a importância de levar um guarda-chuvas ao adentrar as dependências do novo terminal.
Vou dar como exemplo o acanhado aeroporto de Campo Grande-MS.
O Novo Santa Genoveva vai conseguir atender a demanda atual e sem dúvida nenhuma é a melhor notícia do ano para Goiânia.