Novos acessos para o novo terminal do aeroporto de Goiânia em estudo

A previsão para o término da reforma e a ampliação do Aeroporto de Goiânia para novembro próximo não forçou apenas a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) a se mexer, já que a expectativa inicial era de que a obra terminasse em abril de 2016. Com a mudança de data, houve a necessidade de correr também com o planejamento para os novos acessos ao local, já que o terminal ampliado é oposto ao atual. Está definido, no entanto, que serão dois acessos: um pela BR-060 e outro na Avenida Vera Cruz, no Setor Jardim Guanabara.



Os estudos para a definição das áreas começaram em novembro do ano passado, assim que o acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) para a liberação da obra foi divulgado. A Infraero foi responsável por iniciar as conversas que envolveram a Prefeitura de Goiânia, o governo federal e a concessionária da BR-060, a empresa Triunfo Concebra. No entanto, ainda não há garantias de que os acessos estejam prontos até novembro deste ano, juntamente com o novo terminal e as novas pistas do Aeroporto de Goiânia.

Segundo a Triunfo Concebra, o viaduto de acesso ao Aeroporto será construído entre os trevos de acesso ao Residencial Aldeia do Vale e Setor Jardim Guanabara e trecho de acesso à Agetop. A reportagem do POPULAR apurou que a localização exata já está definida e será em frente à sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), logo após a Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa).

Na próxima terça-feira, o ministro do Transporte, Antônio Carlos Rodrigues, virá a Goiânia para verificar os locais da obra, além de visitar todos os trechos das BRs 060 e 153 que receberão obras da Triunfo Concebra antes da mudança de rota da rodovia. O acordo foi finalizado na última terça-feira, em uma reunião em Brasília. A localização do viaduto de acesso ao aeroporto é a única que está definida, mas há previsão de outros quatro viadutos no trecho urbano das rodovias.

A expectativa da empresa concessionária é que a obra comece no segundo semestre deste ano com previsão de entrega até 30 de dezembro. Porém, o projeto ainda está sob análise da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Na reunião desta semana, o prazo para finalização até novembro próximo foi reforçado pelo ministro do Transporte.

O outro acesso ao Aeroporto, no Jardim Guanabara, será diametralmente oposto à entrada pela BR-060. O planejamento foi feito para diminuir o congestionamento de veículos particulares na entrada do aeroporto. Além disso, esta entrada seria mais próxima ao novo terminal e, portanto, mais apropriada para taxistas e pontos de embarque de transporte coletivo.

Em um mês, limpeza de área e drenagem

Um mês após a retomada das obras de infraestrutura do Aeroporto de Goiânia, iniciada em 6 de abril, o Consórcio Odebrecht/Via Engenharia realizou a limpeza das áreas que receberão as pistas, além do novo pátio das aeronaves. O terminal, que já tinha estrutura física, recebe trabalhos de acabamento, incluindo parte elétrica, cobertura e os acessos. A previsão é que tudo fique pronto em novembro.

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), responsável pela obra, o novo terminal finalizou o mês de abril com 93,6% da obra pronta. Antes da retomada o índice chegava a quase 90%. Falta finalizar as fundações e instalações das pontes de embarque; a conclusão do tanque do sistema de ar condicionado, água potável e de reuso; além da instalação e testes dos sistemas eletrônicos, elétricos, mecânicos e dos equipamentos.

Em relação às pistas, trata-se do início da obra. Para isso, o Consórcio realizou a construção do canteiro de obras no local com a presença de usinas de asfalto e concreto, o que viabiliza o cronograma. É necessário fazer o sistema viário de acesso ao novo terminal junto ao novo estacionamento de veículos, além das pistas de taxiamento e de pousos e decolagens, com o pátio das aeronaves. A estrutura ainda vai receber o sistema de drenagem e as ligações de água, esgoto e energia.

As obras foram retomadas após acordo entre Infraero, Consórcio e Tribunal de Contas da União (TCU), órgão que embargou a continuidade da reforma e ampliação em 2010. O TCU continua a analisar as questões relativas ao superfaturamento, sobrepreço e erros no projeto que causaram o embargo

Fonte: Jornal O Popular

Comentários

Unknown disse…
BR 060 chefe? acho que vc viajou na maionese !!!!
Eduardo Rege disse…
As BR-060 e BR-153 são coincidentes naquele trecho.
Saída para Anápólis e Brasilia é BR 060 (todas as BRs que saem a capital federal seguem a lógica de começar com zero no sentido horário) e saída ao sul, de Aparecida de Goiânia para Itumbiara, MG... é a 153. Ao que eu saiba o Aeroporto de Goiânia fica ao lado da saída para Anápolis e Brasília, então está certinho. Inclusive as placas que indicam a quilometragem, cravadas a cada um ou dois quilômetros, indicam BR 060 ali. Então ninguém viajou na maionese.
* p/ Itumbiara e na sequência p/ MG, p/ SP, etc.
Unknown disse…
Rendeu, mas ta meio confuso, pra mim a BR 060 começa depois de Anápolis!!!
Unknown disse…
Espero que os viadutos não sejam construídos onde possam atrapalhar um possível prolongamemto da pista.

Roberto Pereira - Jaraguá GO
Unknown disse…
Não. O trecho coincidente termina em frente ao Bretas/Novo Mundo
Unknown disse…
BR 060 comeca em frente ao Bretas.
Guilherme disse…
Gente BR060 começa em Brasília. Toda BR que começa com 0 (zero) é porque sai de brasília. A BR 153 (conhecida como belem brasilia) coincide com a BR060 no trevo da havan sentido Goiânia
Unknown disse…
Até que emfim vão melhorar as entradas desse aeroporto, antes era um sufoco de dificuldades, espero que não fique só na promessa como o vlt de Goiânia.