Aeroporto de Catalão-GO recebe veículo contra incêndio.

O governador de Goiás entregou no dia 14/12, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, a chave do veículo contra incêndio, conhecido como caminhão corta-fogo, para o aeródromo de Catalão. 



Na solenidade, representando o prefeito de Catalão, Jardel Sebba (PSDB), o secretário de Indústria Comércio, Turismo e Serviços, Geraldo Rocha, recebeu do governador o veículo que ficará alocado no aeroporto municipal de Catalão João Netto de Campos.

Avaliado em quase R$ 1,6 milhão, o caminhão foi doado pelo Governo Federal com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), por meio do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA). Além de Catalão, os municípios de Itumbiara, Rio Verde e Caldas Novas também receberam o veículo.

“Estamos recebendo esse veículo graças à insistência do prefeito Jardel Sebba em cobrar do Estado ações que incentivem o desenvolvimento socioeconômico e turístico de nossa cidade”, afirmou Geraldo Rocha. O veículo deverá passar por uma vistoria de liberação e, após o dia 18 de dezembro, será encaminhado para Catalão.

De acordo com o gerente de administração de aeródromos públicos de Goiás, Régis de Oliveira Júnior, o caminhão é uma exigência da Agência Nacional de Aviação (Anac) para que o aeroporto inicie as atividades com voos regulares. “Ele será utilizado para segurança operacional dos voos regulares. Sem um equipamento desses, o aeródromo, mesmo que tenha todas as condições, não consegue habilitação de companhias por falta do item de segurança”, advertiu. 

Marconi Perillo afirmou que o investimento em transporte aéreo é a resposta de políticas que começaram a ser implantadas em seu primeiro governo e que continuaram no último mandato. “Desde 2011, assinamos convênio com a Secretaria de Aviação Civil para operacionalização de 30 aeródromos, que prestarão grande apoio de segurança aérea à malha viária aérea nacional. Essas medidas são retratos do nosso primeiro governo implantado em 1999 e vamos continuar seguindo sem abrir mão”, assegurou. 

Com a aquisição do caminhão corta-fogo, o aeródromo municipal de Catalão está apto para iniciar o oferecimento de voos regulares, restando apenas o interesse de companhias aéreas em operarem na localidade. Estima-se que na região sejam ofertados voos regulares com destinos como São Paulo e Goiânia, com aeronaves de até 66 assentos e suporte de até 23 toneladas. “Por parte do município e do estado, já está tudo certo. O que falta agora é uma empresa interessada em ofertar voos para Catalão”, ponderou o gerente de administração de aeródromos públicos de Goiás.

Segundo Geraldo Rocha, o município fará de tudo, em termos de convênios, parcerias e incentivos, para facilitar a vinda de uma companhia aérea para cidade. “Ficamos sabendo que a empresa Sete já demonstrou interesse e a Azul também levantou uma possibilidade. Mas o que faltava era esse caminhão de combate a incêndio. Tenho certeza que o prefeito Jardel não medirá esforços para trazer essa companhia pra Catalão o mais breve possível”, garantiu o secretário.

Fonte: Prefeitura de Catalão-GO

Comentários

Alguém sabe se já tem pedido de voos para Catalão?