Um estudo inédito divulgado nesta quarta-feira (17) durante a abertura da Airport Infra Expo & Aviation Expo, em São Paulo, apresentou uma relação dos 100 aeroportos regionais brasileiros com maior potencial econômico. Intitulado "Ranking dos Aeroportos Regionais: Potencial de Desenvolvimento", o levantamento foi elaborado pela empresa de consultoria Urban Systems e teve como base os complexos aeroportuários que fazem parte do "Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos", do Governo Federal.
![]() |
© José Marques - CLV |
Os cinco primeiros colocados do estudos são, nesta ordem, os aeroportos de São José dos Campos (SP), Ribeirão Preto (SP), Joivinlle (SC), Campos de Goytacases (RJ) e Uberlândia (MG). "Para aferir o desempenho criamos o Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), uma metodologia que leva em consideração aspectos como informações comerciais, urbanísticas, econômicas e infraestruturais dos impactos da atividade portuária na região estudada", explica o presidente da Urban Systems, Thomaz Assumpção.
No estudo, apenas quatro aeroportos Goianos foram considerados. Na ordem de importância, o aeroporto de Anápolis-GO (Muito Alto), Caldas Novas-GO (Alto), Rio Verde-GO (Médio) e Itumbiara-GO (Baixo).
O objetivo do levantamento, além de avaliar o potencial dos complexos, é destacar o papel indutor dos aeroportos na economia regional. "50% das viagens realizadas nos aeroportos regionais são feitas por executivos. Uma região sem um ambiente positivo de negócios não tem uma aviação desenvolvida. Além disso é preciso discutir a mudança da matriz logística do País, fomentando o transporte aéreo de carga. Este também foi a proposta do estudo", completa Assumpção.
Fonte: Contato Radar adaptado GYN Online
Comentários