As obras do Aeroporto de Cargas de Anápolis estão adiantadas. Dois terços da pista, que tem 3,3 mil metros de extensão e 45 metros de largura, já foram pavimentados. O aeroporto integra o projeto da Plataforma Logística Multimodal de Goiás.
Segundo o secretário de Gestão e Planejamento, Leonardo Vilela, a Plataforma Logística deverá dinamizar ainda mais a vocação de entreposto comercial do município de Anápolis, com reflexos positivos no desempenho da economia goiana. A pista vai permitir o pouso de aeronaves de até 420 toneladas.
Padrão internacional
A pavimentação segue técnicas da Organização Internacional de Aviação Civil (Icao, na sigla em inglês) e é feita sob rígido controle de qualidade. Para garantir o suprimento de matéria-prima e não comprometer o andamento da obra, o Governo de Goiás optou por montar no local uma fábrica de manta asfáltica.
A construção das usinas, ao lado da pista, atende duas exigências: qualidade e custo baixo. Segundo os engenheiros, a aplicação imediata do asfalto recém usinado garante maior qualidade da massa asfáltica. Por outro lado, a proximidade reduz substancialmente o custo do transporte da massa.
Orçada em R$ 140 milhões, a obra do Aeroporto de Cargas de Anápolis tem recursos assegurados pelos cofres estaduais e integra o Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI) do Governo de Goiás
Fonte: Goiás Agora
Comentários