Cinco municípios goianos terão novos aeródromos

Cinco municípios goianos vão contar, em breve, com novos aeródromos. Em Uruaçu e São José dos Bandeirantes, as obras estão praticamente prontas, conforme explica o diretor de Obras da Agência Goiânia de Transporte e Obras (Agetop), Marcos Musse. “Aeródromo é toda área destinada a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves. Já o aeroporto é uma área dotada com instalações e facilidades para apoiar as operações de aeronaves e de embarque e desembarque de pessoas e cargas”, esclarece o diretor.

Aeroporto de Uruaçu © Jornal Jotacidade
“No caso de Uruaçu, a pista e a sinalização já estão prontas. Estamos na fase de ajardinamento para a inauguração da obra, com a parte operacional já conclusa. Em São José dos Bandeirantes, a pista já está pavimentada e a obra está em fase de finalização. Ambos devem ser inaugurados até março”, informa. Os investimentos nos dois aeródromos foram, respectivamente, de R$ 740,9 mil e R$ 2,8 milhões. Em Uruaçu, os serviços de adequação incluíram revestimento de pista, implantação de alambrado, sinalização horizontal e vertical e drenagem.


Obras licitadas


Os aeródromos de Porangatu, Mozarlândia e São Miguel do Araguaia já se encontram licitados, aguardando apenas o fim do período chuvoso para as obras de terraplenagem, “o que vai ocorrer a partir de março”, esclarece Musse.

A Agetop encabeça a construção de 32 aeródromos, sendo 25 já licitados e 7 a licitar. Em abril do ano passado, o governo firmou o compromisso de adequar e reformar 14 aeródromos goianos, nas cidades de Aruanã, São José dos Bandeirantes, Porangatu, Uruaçu, São Miguel do Araguaia, Formosa, Alto Paraíso, Pirenópolis, Palmeiras de Goiás, Niquelândia, Iporá, Aragarças, Posse e Catalão.

Fonte: Goiás Agora

Comentários