O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), assinou na tarde desta quarta-feira, 19, o Decreto de Utilidade Pública para a área onde será implantado o Aeroporto Executivo de Aparecida de Goiânia, que terá o nome de Aeroporto Rosa dos Ventos. Assinatura aconteceu no Salão 2 do Centro de Cultura e Lazer José Barroso.
O urbanista e engenheiro Luiz Fernando Teixeira, responsável pela obra – também conhecido como Xibiu – fez a apresentação do projeto, que terá um investimento total de cerca de U$ 40 milhões. O decreto assinado transforma em Área de Utilidade Pública todo o terreno que será destinado à implantação do sítio aeroportuário, ou seja, pista, hangares e parte logística que garantirão o pleno funcionamento do aeroporto.
O projeto do aeroporto executivo de Aparecida de Goiânia abrange um sítio portuário de 185 hectares. Trata-se de um empreendimento realizado com capital privado, sob orientação da administração municipal. Será construída uma garagem que abrigará toda a frota e o parque de manutenção das aeronaves. Segundo Marcos Alberto Luiz de Campos – secretário de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia – o empreendimento acaba incluindo também pequenos e médios empresários locais.
O Aeroporto Rosa dos Ventos, de Aparecida de Goiânia, terá como objetivo atender o empresariado local e do estado. Além de desafogar a demanda do Aeroporto Santa Genoveva, de Goiânia, também será destinado totalmente à aviação comercial. O projeto agregará tecnologia nos setores de mecânica e mecatrônica e promoverá intercâmbio não apenas com outros estados, mas inclusive internacionalmente. Isto desde a fase de implantação até seu pleno funcionamento.
AEROPORTO – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou a construção do aeroporto executivo de Aparecida de Goiânia em março de 2013. O documento assinado pelo superintendente da ANAC determina que ao final da obra o município encaminhe um termo de Notificação do Término da Obra, conforme critérios da Agência Nacional de Aviação Civil, e realize o pedido de inscrição no cadastro de aeródromos para a abertura ao tráfego aéreo do novo aeroporto.
Fonte: Prefeitura de Aparecida de Goiânia; Adaptado: GYN Online
Comentários