O Aeroporto de cargas de Anápolis, que deve ficar pronto até maio de 2014, já tem mais de 80% das obras das pista concluídas, segundo informações do governo. A previsão é de que ela seja concluída até o final de dezembro.
De acordo com Edson Tavares, superintendente do Porto Seco de Anápolis, o aeroporto vai funcionar como uma central de distribuição para o país, devido à localização estratégica do Estado.“Nós estamos no centro do País, num raio de 1.000 quilômetros nós atingimos de 145 milhões a 150 milhões de consumidores. Isso é decisivo para a aviação", afirma. A redução do ICMS do querosene de aviação, e o fato de Goiás ser o segundo polo de manutenção aérea do país são fatores que contribuem.
Atualmente apenas 1% do transporte de cargas no Brasil é feito por aeronaves; 20% por ferrovias e de 60% a 70% por caminhões. “Hoje, a carga que vem de Manaus cruza o nosso espaço aéreo, vai para São Paulo, para depois retornar para Goiás. Também no caminhão essa carga sai de Manaus e totalizando 17 dias, chega a São Paulo, vai para as grandes redes e só depois chega a Goiás”, destaca o superintendente. Futuramente poderá ser feita a integração do Aeroporto de Cargas de Anápolis com o Aeroporto da capital, para que voos estrangeiros venham direto para Goiás.
A pista do Aeroporto de Cargas foi projetada para receber qualquer tipo de aeronave de carga. A pista terá três três quilômetros de comprimento no sentido norte-sul, 45 metros de largura, mais faixas de acostamento de 7,5 metros de cada lado, além de uma área de escape de 150 metros de um lado e de outro, totalizando 300 metros a fita de aproximação da pista. A base será de 20 centímetros, e a sub-base (camada abaixo da capa asfáltica), também de 20 centímetros, será constituída de uma mistura de brita grossa e cimento.A capa asfáltica terá 12 cm de espessura.
Fonte Diário da Manhã
O Aeroporto de Cargas que vai possibilitar a remoção de carga de Guarulhos, de Vira Copos e Confins, custará quase R$ 200 milhões ao Tesouro do Estado.
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