O Aeroporto Municipal de Caldas Nelson Ribeiro Guimarães deverá receber melhorias inclusas em projeto da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para estruturação de estações aeroportuárias. O projeto financiado pelo Banco do Brasil visa a aparelhagem e melhorias dos equipamentos dos aeroportos brasileiros. Caldas Novas será contemplada com recursos que serão investidos na ampliação de salas de embarque, melhora da infraestrutura e compra de instrumentos modernos para auxílio a vôos.
De acordo com o diretor do Aeroporto Municipal, Ragnar José Prado, técnicos da ANAC realizaram inspeção ao aeroporto e deverão retornar no mês de abril para programar o início dos trabalhos. “Já recebemos a visita dos técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil, que realizaram a avaliação do nosso aeroporto, e Caldas Novas será contemplada nesse plano integrado de medidas do Governo Federal para preparar as estações de transporte aéreo para a Copa do Mundo, em 2014”, afirmou.
O diretor do Aeroporto também contou que o investimento será aplicado na ampliação dos balcões de “check-in”, construção de pista auxiliar para movimentação de táxi aéreo, ampliação dos sanitários, compra de novos instrumentos de auxílio a vôos e criação de nova estação meteorológica. “Esse projeto foi deflagrado e já recebemos visita de técnicos que avaliaram a situação atual do aeroporto. O retorno dos técnicos está marcado para o mês de abril, quando será anunciada a data do início da implantação das melhorias, torcemos para que tudo seja concluído ainda este ano”, disse o diretor Ragnar José Prado.
Reformas no Aeroporto de Caldas Novas
O Aeroporto de Caldas Novas passa por manutenção em toda a sua estrutura. Nos últimos trinta dias toda a área a aeroportuária começou a ser roçada, a cerca de alambrado foi recuperada e foi feito aceiro de proteção contra incêndio em todas as divisas. O trabalho é realizado por funcionários do Aeroporto Municipal, que participam de uma força tarefa para deixar o local mais organizado.
A Secretaria Municipal de Obras enviou servidores para colaborar com a recuperação das calçadas externas e internas do terminal de embarque de desembarque de passageiros.
A pintura de todo o saguão, que também está sendo realizada, deverá ser concluída na próxima semana. A equipe, segundo o diretor do aeroporto, trabalha para que no feriado da Semana Santa, a estação esteja em “ótimas condições” de operação. “Nós queremos que, até o final do mês, todas as mudanças que estão sendo feitas sejam terminadas. Queremos que, na Semana Santa, tudo esteja bem confortável para os visitantes que usam nosso aeroporto”, afirmou Ragnar José Prado.
O diretor do Aeroporto contou ainda que, desde o início de sua gestão, um cronograma de melhorias foi criado. As trezentas cadeiras do saguão e salas de embarque passaram por reforma com troca de estofado e consertos.
A iluminação do terminal de embarque foi totalmente revitalizada, com troca de lâmpadas, reatores, fiação elétrica e luminárias. Além disso, foi construído um estacionamento para instrumentos das empresas aéreas ficarem estacionados, como tratores, escadas para embarque e reboques. O estacionamento é localizado em área apartada, distante da pista de pouso, para dar segurança às operações. O estacionamento externo deverá ser demarcado pela Superintendência Municipal de Trânsito e também receberá iluminação.
O aeroporto de Caldas Novas também investe construção de área específica para Brigada de Incêndio, que possui um caminhão equipado para o combate de incêndio em aeronaves.
O caminhão, avaliado em cerca de 800 mil reais, estava com a bomba hidráulica danificada há meses por falta de manutenção. A prefeitura realizou o conserto e revisão geral do veículo em 2013. O custo foi de 37 mil reais no total de valores investidos. O veículo será usado pelos homens do Corpo de Bombeiro, que ficam de plantão no Aeroporto Municipal de quinta-feira a domingo, período em que são realizados pousos e decolagens.
O aeroporto também não contava com uma ambulância à disposição para eventuais emergências. A prefeitura irá comprar o veículo especial de atendimento nos próximos dias.
“O prefeito nos autorizou a comprar o veículo, que está sendo licitado, e logo estará à disposição dos nossos passageiros. Por enquanto nos dias de vôos estamos contando com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que deixa uma ambulância de plantão. Esse é o início de um trabalho árduo de recuperação, uma vez que encontramos toda a estrutura em situação de abandono”, contou Ragnar José Prado, diretor do Aeroporto.
Fonte: Imprensa Já
Comentários