A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a construção do aeroporto executivo de Aparecida de Goiânia. A permissão foi assinada pelo superintendente substituto de infraestrutura aeroportuária da Anac, Leonardo Boszczowski, na última quarta-feira (20) e enviada nesta terça-feira (26) ao prefeito Maguito Vilela (PMDB).
A medida autoriza a construção, mas não supre a exigência de outros requisitos, como licenciamento ambiental, uso de solo e zoneamento urbano, ou condicionantes impostos pelo órgão encarregado do controle de espaço aéreo, que devem ser providenciados gradativamente pelo município, de acordo com cada fase indicada do projeto.
O projeto é acompanhado pelo ministro-chefe da SAC, Wagner Bittencourt de Oliveira, desde a proposta inicial, em 2012. “Todas as interferências, no aeroporto Santa Genoveva e bases aéreas, foram avaliadas”, esclareceu o secretário de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Aparecida de Goiânia, Marcos Alberto Luiz Campos.
O projeto abrange um sítio portuário de 150 hectares e está orçado em R$ 30 milhões e trata-se de um empreendimento realizado com capital privado, sob orientação da administração municipal. Prevê a construção da garagem que abrigará toda a frota goiana – considerada hoje uma das quatro maiores do país em capacidade de manutenção, contabilizando mais de mil aeronaves – e do parque de manutenção das aeronaves.
“Nosso aeroporto vai promover o desafogamento do Santa Genoveva, em Goiânia, que poderá se destinar totalmente à aviação comercial”, completou o secretário. A expectativa é que a obra seja concluída em 2014.
Fonte: Jornal O Hoje via GoiâniaBR
Comentários