A partir de Março, o aeroporto de Goiânia ficará fechado por 10 horas

O edital de licitação para contratação da empresa que vai assumir as obras de recuperação da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Santa Genoveva em Goiânia deverá ser publicado na sexta-feira pela Superintendência Regional do Centro-Oeste da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). As obras estão previstas para o período de março a junho de 2013 em janela diária de dez horas, o que vai provocar transtornos em 30 voos noturnos. A reivindicação do trade turístico goiano, apresentada em audiência pública dia 14 de dezembro, para reduzir a janela para seis horas não foi acatada.


Segundo o Goiânia Convention & Visitors Bureau, a Infraero só avisou o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNAE) em maio deste ano. A partir de então a mobilização das companhias aéreas, de representantes de hotéis, restaurantes, agências de viagens e outros segmentos prejudicados foi intensa. Conforme o Convention Bureau um especialista nesse tipo de trabalho, doutor em pavimento, foi consultado e atestou que a obra poderia ser executada no tempo reivindicado sem nenhum prejuízo. O nome do consultor não foi divulgado. Embora o trade turístico não conteste a necessidade de melhorar a segurança da pista, a preocupação é com a redução de assentos para Goiânia no período, estimada em 285 mil.

Os quatro meses de trabalho vão afetar cerca de 30 voos que chegam ou partem de Goiânia entre as 21h10 e às 7h10, período em que as obras serão realizadas. Conforme o trade turístico, para reduzir o cancelamento de voos, a janela diária de interdição da pista teria que estar entre as 23h59 e às 6 horas e, mesmo assim, seria necessário negociar com a Infraero o remanejamento de horário dos vôos GOL-1772 e TAM-3471 para evitar cancelamentos.

Voos afetados

Veja quais serão os voos afetados pela reforma da pista:

TAM
■ Voo 3470 - CGH-GYN - 22h05/23h35
■ Voo 3471 - GYN-CGH - 5h20/6h48
■ Voo 3590 - CGR-GYN - 4h00/6h12
■ Voo 3591 - BSB-GYN - 22h27/23h10
■ Voo 3690 - GYN-BPS - 00h45/2h15
■ Voo 3691 - BPS-GYN - 3h03/4h30

GOL
■ Voo 1330 - CGH-GYN - 22h30/23H53
■ Voo 1331 - GYN-CGH - 4h00/6h00
■ Voo 1946 - GRU-GYN - 21h55/23h38
■ Voo 1947 - GYN-GRU - 7h30/9h00
■ Voo 1659 - BSB-GYN - 19h47/20h30 - GYN-GRU - 22h00/22h35
■ Voo 1772 - CGH-GYN - 18h57/20h40 - GYN-BSB - 21h10/21h52
■ Voo 1685 - CNF-GYN - 20h30/21h50
■ Voo 1859 - GYN-CNF - 22h20/23h45
■ Voo 1875 - BSB-GYN - 22h50/23h30
■ Voo 1874 - GYN-BSB - 7h55/8h35

TRIP
■ Voo 5521 - CGB-GYN - 01h41/04h01
■ Voo 5501 - GYN-SDU - 08h02/09h49
■ Voo 5349 - PMW-GYN - 05h00/06h20 - GYN-CNF - 6h50/8h03
■ Voo 5348 - CNF-GYN - 07h30/09h00 - GYN-PMW - 23h45/1h10
■ Voo 5598 - RVD-GYN - 22h55/23h50
■ Voo 5599 - GYN-RVD - 7h18/8h50
■ Voo 5594 - GYN-UDI - 8h50/9h50

AZUL
■ Voo 4288 - VCP-GYN - 21h45/23h15
■ Voo 4289 - GYN-VCP - 7h15/8h45

Fonte: Jornal O Popular via GoiâniaBR

Comentários

romulo disse…
Será que nesta reforma irão aumentar o PCN da pista, possibilitando assim o pouso de aviões maiores no SBGO?