Há anos que o Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, opera acima da sua capacidade. Duas, três, até cinco vezes mais que sua capacidade projetada. Mais de 60 voos comerciais passam pela capital diariamente, fora as dezenas de voos da aviação geral, executiva, cargueira e de instrução.
A cidade de Goiânia tem dois aeródromos, o Santa Genoveva, que em 2012 deve ultrapassar a marca de 3 milhões de passageiros transportados, e o Aeródromo Nacional de Aviação, popularmente conhecido como "Escolinha", que é um dos maiores aeródromos brasileiros em movimento de aviões da "geral".
Houve estudos, projetos e promessas para um novo aeroporto, privado, direcionado para aviação executiva em Aparecida de Goiânia. Este, iria desafogar a "Escolinha" e o Santa Genoveva, porém, como outros projetos voltado para aviação em Goiás, não foi para frente.
Pensamos então, se o Governo de Goiás em conjunto com a Prefeitura de Goiânia, trabalhasse para reestruturar a "Escolinha", com uma reforma completa da pista de pouso (Aumento no comprimento e na largura), instalação de balizamento noturno, criação de pista de taxi (Sendo executada) e outras reformas básicas, a maioria do tráfego de aviação NÃO comercial, poderia ser transferida para o Aeródromo Nacional de Aviação.
Com isso, no Santa Genoveva, ficaria apenas a Aviação Comercial e tráfegos de aviação geral, executiva, cargueira, que teria como destino final os hangares ali instalados. O pátio de aviação geral do principal Aeroporto de Goiânia, se reformado para aguentar o peso de aeronaves comerciais, liberaria mais de 10 posições para aviões como Boeing, Airbus ou Embraer, totalizando 18 posições no Terminal 1.
Mudanças no posicionamento de aeronaves executivas e de aviação geral em grandes aeroportos, são normais. Os Aeroportos de Viracopos, em Campinas, e Juscelino Kubisheck, em Brasília, já fizeram estas reorganizações. Um aumento na capacidade operacional do Aeroporto Santa Genoveva e da Escolinha, traria benefícios para todos, e impulsionaria a aviação em Goiânia.
Se esta reorganização no pátio do Aeroporto da capital de Goiás se tornasse realidade junto com a inauguração do Terminal 2 do Santa Genoveva, Aí sim, teríamos um salto de qualidade na Aviação em Goiás, com aumento da capacidade operacional para passageiros e aeronaves.
Custa sonhar?
Comentários
Ação Nacional de Aviação Civil
Próximo evento acontece em Goiânia, nos dias 29 e 30/11
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) convida você a participar da segunda edição da Ação Nacional de Aviação Civil, que acontece em Goiânia (GO) nos dias 29 e 30 de novembro. O evento tem como objetivo difundir informações e conhecimentos sobre a segurança no transporte aéreo e aumentar a proximidade da ANAC com seus principais públicos.
Para se inscrever, é preciso enviar nome completo, telefone, e-mail e instituição à qual esteja vinculado para o endereço acaonacional@anac.gov.br, até o dia 27 de novembro. Podem participar profissionais, empresários, estudantes, pesquisadores ligados à aviação civil e demais interessados; inscrições gratuitas. Vagas limitadas. As palestras serão realizadas no Auditório da Infraero, no Aeroporto Santa Genoveva.
Clique aqui e saiba mais sobre a segunda edição da Ação Nacional de Aviação Civil
Roberto Pereira - Jaraguá GO