A FOTO DA SEMANA apresenta a sala de embarque do Aeroporto de Goiânia. Inaugurada em Outubro de 2011, a nova sala de embarque, apelidada de "puxadinho" aumentou a capacidade do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, de 600 mil passageiros por ano, para 800 mil/ano. Apesar de aumentar a capacidade do embarque, a nova sala possui apenas 4 portões de embarque dificultando o procedimento efetuado pelas companhias, entretanto possui capacidade para dobrar os acessos a pista, dependendo de um novo projeto da Infraero.
Agradecemos ao Marcelo Dopke que nos enviou a foto. Caso queira contribuir com o GYN Online, envie uma foto envolvendo a aviação no Estado de Goiás para contato@gynonline.net.br que colocaremos a imagem na nossa sessão.
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Comentários
Vejam esta notícia publicada hoje no G1, onde um juiz fez a seguinte determinação.
A Justiça Federal publicou nesta segunda-feira (13) decisão que obriga companhias aéreas a comprovarem o cumprimento de sentença de 2011 que determina a redução das taxas cobradas para remarcação ou cancelamento das passagens, que pode ser de até 10%.
Caso não comprove o atendimento da decisão judicial, cada empresa será multada em R$ 100 mil, de acordo com o Ministério Público Federal no Pará, autor do processo.
A decisão vale para as companhias TAM, Gol, Cruiser, TAF e Total Linhas Aéreas. As empresas têm 15 dias para atender à decisão, contados a partir desta segunda-feira.
Decisão
O ministério afirma que o pedido foi feito em março deste ano após informações encaminhadas por clientes das companhias aéreas. O procurador Bruno Araújo Soares Valente informou à Justiça que as empresas vinham ignorando a determinação judicial que foi publicada em maio de 2011.
Segundo a decisão, para pedidos de cancelamento ou de remarcação das passagens aéreas feitos em até 15 dias antes da data da viagem, a taxa máxima permitida é de 5% sobre o valor da passagem. Se a solicitação for feita nos 15 dias que antecedem a data do voo, a tarifa máxima só pode chegar a 10%.
A decisão também estabeleceu que empresas terão que devolver aos consumidores os valores cobrados além desses limites. A devolução deverá ser feita em todos os casos ocorridos desde 5 de setembro de 2002.
Segundo levantamento do MPF, autor da ação, em 2007, quando o caso foi encaminhado à Justiça, as taxas para remarcação ou cancelamento de passagens chegavam a 80% sobre o valor dos bilhetes.
Procuradas pelo G1, a Gol e a TAM afirmaram que vão se manifestar nos autos do processo.
A Total Linhas Aéreas disse que ainda não foi notificada, mas afirmou que não opera voos regulares de passageiros desde 2008. Em casos retroatrivos, a empresa disse que avaliará qual será o procedimento.
O G1 aguarda resposta da Cruiser sobre o assunto. A TAF não foi localizada.
Agora analisando, TAF, CRUISER E TOTAL, é brincadeira é a verdadeira falta de conhecimento do setor.
Roberto Pereira - Jaraguá GO
Pois não vi nenhum comentário e achei este trecho no site da cia.
Roberto Pereira - Jaraguá GO
Essa aeroporto de Goiânia é uma palhaçada viu! Revoltante para quaquer Goiano e Brasileiros!