No decorrer desta semana, Goiânia vem sendo visitada por diversas aeronaves militares da Força Aérea Brasileira em seus treinamentos de rotina.
Durante toda a semana tivemos a presença dos nossos Jaguares (1º GDA Anápolis), com seus velozes Mirage 2000B/C, treinando aproximações por instrumento e fazendo a alegria de quem está pelo aeroporto e curte aviação de caça.
Ontem (20/6) tivemos mais uma vez a visita de um Lockheed P-3AM Orion da FAB, matrícula FAB7201 callsign "Olimpo 01", procedente de Campo Grande. A aeronave pertence ao Esquadrão "Orungan", baseado em Salvador e também realizou treinamento de aproximação por instrumentos, em seguida prosseguindo para Anápolis, Brasilia e finalmente para casa, tudo isso sem tocar em nenhuma das pistas, sempre arremetendo na DA/MDA dos procedimentos que realizou.
Nas últimas duas semanas Goiânia também tem recebido a visita de uma aeronave nova no inventario da força aérea, o Eurocopter EC-725. Trata-se de um helicóptero médio/pesado da consagrada família Puma, o qual o Governo Federal encomendou 50 unidades, que equiparão alem da força aérea, a marinha e também o exército. O exemplar que nos visitou ainda é o único na FAB e pertence ao Esquadrão Falcão, este sediado na Base Aérea de Belém, no Pará.
Comentários
A altitude mínima na qual executando um procedimento de aproximação por instrumentos, não obtendo contato visual com a cabeceira, arremete-se.
No caso citado no post, foi apenas para treinamento, sem condições meteorológicas degradadas.
Aeronaves da FAB geralmente fazem o procedimento descrito no comentário que fiz antes. Eles fazem apenas parte da aproximação por instrumento e arremetem nos mínimos dela, sem tocar a pista.
O toque na pista torna o procedimento mais longo, mais complexo e faz a aeronave consumir mais combustível, então poupa-se combustível, tempo e não congestiona o trafego aéreo local.
Acabei de ver ele sobrevoando gyn pra alianhar a pista 14, fazendo a volta perto da fabrica da Coca na GO 060 saida pra Trindade.
da fab decolou de goiania por
volta das 17:28 do dia 23 junho
pela cabeceira da pista 32 a aeronave decolou
e parecia estar indo para o rio de janeiro E por volta das 16:00
passou em altitude media uma aeronave monomotor que parecia ser um t-27 da fab nao sei se esta era a aeronave mas a semelhança
era grande. obrigado pela atençao.
a aeronave seguiu para destino desconhecido.
a aeronave seguiu para destino desconhecido.
Rafael Silva
Porem já estou pronto para ver a nova frota de jatos da FAB.
Eu acho que vai ser os F-18 Hornet a escolha melhor para o Brasil!
Com certeza eu iria para Anápolis para ver essas aeronaves ao vivo!!