Paralisadas há exatos cinco anos, as obras do novo Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, foram adiadas mais uma vez e devem ser retomadas somente em junho, depois de o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovar o projeto executivo. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e o consórcio formado pela Norberto Odebrecht e Via Engenharia ignoraram um acordo que estipulava para este mês a conclusão do documento que apresenta o novo orçamento, o cronograma de execução e o detalhamento dos sistemas de infraestrutura, elétrico e hidráulico.
Firmado em 21 de dezembro do ano passado, o acordo entre a estatal e o consórcio determinou prazo de 120 dias para a finalização do projeto executivo, que tem de ser aprovado pelo TCU. Na época, o governador Marconi Perillo (PSDB) foi mais otimista, afirmando que a previsão era de que essa parte fosse concluída em março, conforme divulgou O POPULAR. Ele se reuniu na quinta-feira com o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, para tentar encontrar uma saída rápida para o problema.
A estatal informou, ainda, que a assinatura do termo aditivo, necessária à continuidade dos serviços de elaboração do projeto executivo, será realizada até o fim deste mês, conforme previsão.
Primeira etapa
Por causa do histórico de atrasos que emperram a construção do novo aeroporto, a Infraero analisa a possibilidade de estender o prazo de entrega da primeira etapa, que estava prevista para abril de 2014, ano da Copa do Mundo. Esse módulo, conforme projeto inicial, tem capacidade para receber 3 milhões de passageiros por ano. Não seria suficiente, entretanto, para comportar a crescente demanda que, atualmente, é superior a 2,5 milhões, o que também deve ser considerado na avaliação do TCU.
O projeto para a segunda etapa também está em elaboração e tem previsão de término para 2020. Construído nos anos 1950, o Santa Genoveva foi o terceiro aeroporto que mais cresceu em número de passageiros nos últimos anos, com 33%. Em 2010, foram 2,1 milhões de passageiros, quase 500 mil a mais do que em 2009. O número de aviões também aumentou: 81% nos últimos oito anos. Só em 2010, foram mais de 64 mil voos que chegaram ou partiram de Goiânia.
Estrutura
De acordo com o projeto original, o novo aeroporto contará com área de 72,2mil metros quadrados e capacidade de estacionamento para 11 aeronaves. Além de salas para órgãos públicos e companhias aéreas, contará com 4 pontes de embarque e aeroshopping com 91 pontos comerciais. O terminal de passageiros será totalmente climatizado e terá galerias técnicas, elevadores panorâmicos e salas vip.
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