Ontem dia 31, o voo JJ3590 (CGR-GYN-BSB) da TAM que era operado pela aeronave PT-MZC, um Airbus A319-132, sofreu um ingestão de pássaros pelo motor numero 2, o motor da asa direita, ainda na rolagem sobre a pista.
Devido ao ocorrido a tripulação efetuou uma manobra de segurança chamada RTO ( rejected takeoff) que é basicamente a abortagem da decolagem antes da velocidade de decisão, chamada de V1, que é a velocidade onde os pilotos decidem se decolam a aeronave ou não.
Essa velocidade é a margem máxima onde a decolagem pode ser abortada para que a aeronave possa ser parada com segurança no espaço disponivel da pista, se alguma pane ocorre após essa velocidade a decolagem deve ser seguida pois as chances de uma parada ainda na pista ou que respeite as normas de segurança de operação são minimas.
Essa velocidade é a margem máxima onde a decolagem pode ser abortada para que a aeronave possa ser parada com segurança no espaço disponivel da pista, se alguma pane ocorre após essa velocidade a decolagem deve ser seguida pois as chances de uma parada ainda na pista ou que respeite as normas de segurança de operação são minimas.
A aeronave se encontra em solo, para a realização da troca completa do motor atingido, um novo motor foi enviado pela TAM , com chegada prevista para as 15h locais, o procedimento de troca durará aproximadamente de 2,5h a 5h e será realizada pela manutenção da base de Goiânia, que é uma das bases de manutenção da tam com maior indice de eficiência no Brasil.
Foto por Filipe via contato radar
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