Novo aeroporto está previsto para abril/2014

 
Na presença do governador Marconi Perillo, a Infraero e o Consórcio Odebrecht/Via Engenharia, responsável pelas obras do Aeroporto Santa Genoveva, assinaram ontem à tarde, em Brasília, o acordo para a continuidade da obra. Em 23 de novembro passado, Marconi recebeu do Tribunal de Contas da União a confirmação de que haviam sido sanados todos os entraves jurídicos para a retomada dos trabalhos de construção e que em menos de um mês seria selado o acordo que poria fim a cinco anos de negociações.

O consórcio de empresas e a Infraero formalizaram a retirada de todas as ações judiciais que um movia contra o outro. A previsão é de que a obra seja entregue em abril de 2014. Depois de executada a obra, o aeroporto poderá sofrer novas intervenções, para garantir a ampliação de sua infraestrutura aeroportuária.

O documento assinado ontem na sede da Infraero, em Brasília, dá prazo de 120 dias para que o projeto executivo seja reavaliado, atualizado e concluído, adequando a capacidade de operação do novo terminal e a defasagem tecnológica, etapa necessária para o reinício das obras. A previsão é de que as obras sejam retomadas em maio de 2012 e a primeira etapa do novo terminal seja entregue em 2014. Numa etapa posterior devem ser feitas as adaptações para corrigir a defasagem em termos da logística aeroportuária, com possibilidade do aumento do número de esteiras de desembarque e a ampliação da pista, que poderá até mesmo transpor a BR-153.

Presente de Natal
Logo após a assinatura do acordo, o governador disse em entrevista coletiva que “o sucesso só vem depois de muito trabalho”. Também ressaltou que foi ao Distrito Federal mais de 30 vezes, para tratar da questão do aeroporto. Ele avaliou que depois de uma “grande peregrinação” foi assinado um “bom termo”. Marconi considerou que a assinatura do acordo é “o grande presente de Natal que Goiás recebe”.

Para o governador, o documento assinado pelas partes representa o fim da maior demanda de Goiás nos últimos tempos. Marconi também justificou a elaboração de novos projetos de adequação do terminal, depois de concluídas as obras previstas no atual contrato. Segundo ele, este ano o movimento no aeroporto foi de quase 3 milhões de passageiros, e, por isso, a previsão é que o novo terminal já esteja defasado em 2014.

O contrato firmado pelas partes prevê a manutenção do projeto original, mas com as devidas atualizações tecnológicas. Pelo projeto original, a área do novo terminal será de 27.160 metros quadrados, quase cinco vezes maior do que o atual aeroporto. O terminal terá capacidade de atender até 1 milhão 800 mil passageiros/ano. Um dado importante é o de que a obra será entregue em etapas, podendo passar por adaptações e ampliações para aumentar a logística aeroportuária. Terá um edifício principal, totalmente climatizado, com sistema geral de infraestrutura para prédios inteligentes, galeria, escadas rolantes, elevadores panorâmicos e quatro pontes de embarque.

Via GoiâniaBR

Comentários

Juvenal Filho disse…
Essa história do aeroporto de Goiânia ja virou espetáculo circense. A infraero diz o seguinte:O Aeroporto de Goiânia terá seu estacionamento de veículos ampliado; Aeroporto de Goiânia recebe nova sala de embarque de passageiros (o tal de Puxadinho) e TCU retira índice de irregularidade em obras do aeroporto de Goiânia; assinado acordo para dar continuidade ao elefante branco (Novo terminal) e contrato para execução da obra de reforma e substituição da cobertura do terminal de passageiros do Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva (GO). Além de palhaçada, mentira, incompetência tem também o crime que está se fazendo com o dinhiero público, remendando aquilo que não tem mais conserto. A saída para toda essa farra que virou o aeroporto de Goiânia e a seguinte: Ninguém gasta o dinheiro dos outros com tanto cuidado como gasta o seu próprio. Se quisermos eficiência e eficácia, se quisermos que o conhecimento seja bem usado, isso precisa ser feito por meio da iniciativa privada.
RICHARDSON GS disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
RICHARDSON GS disse…
Parabéns ao TCU por vir atuando com presteza na fiscalização das licitações e suas respectivas execuções. Pra quem duvida da lisura da INFRAERO, segue um link para conhecimento daqueles que costumeiramente criticam a empresa e repetem discursos tendenciosos da imprensa.

http://www.infraero.gov.br/index.php/br/imprensa/noticias/4604-2111--relatorio-do-tcu-aponta-que-obras-da-infraero-estao-sem-indicios-de-irregularidades.html

Deixar com que a obra fosse realizada com irregularidades? Deixar com que nosso dinheiro fosse mal empregado? NEM A PAU, Juvenal.
Anônimo disse…
Dá vontade de matar esse Marconi.

Esse terminal que dirão ser novo, ainda continuará como motivo de chacota.O projeto arquitetônico é falho e medíocre, sem falar na cobertura duvidosa, que mais parece a de uma boate gls. Na verdade o aspecto é de um galpão maquiado de laranja.
Me desculpem, não é praga, mais acho que é melhor Goiânia esperar mais um pouco, ainda...
Eu me pergunto porque o projeto do Aero dos Guararapes-Recife conseguiu surpreender em tudo, logística, infraestrutura, arrojo arquitetônico e urbanístico. E ainda agradar os olhos com a bela conciliação daquele deck(estacionamento vertical) com o terminal de passageiros, tudo muito meticuloso.Agora sim, porque Goiânia não mereceria um Aeroporto digno, que lhe fosse a altura, que lhe fizesse jus? Porque sempre os cidadãos goianos são obrigados a passar esses transtornos e, além do mais, aceitar tudo que lhe são proposto.

O correto era a população se manifestar contra a execução desta obra. Não a justificativa que caiba no desperdício de dinheiro publico com um projeto já defasado.O MPF está movendo uma ação contra o Sr. marconi e a Infrazero; porque acho que eles esqueceram daquela licitação aberta neste ano, onde uma empresa paranaense foi detentora do processo, e faria o novo projeto com as devidas adequações, e os 4 milhões? valor máximo que seria pago para elaboração do novo projeto. E a vencedora da licitação, como fica?

Do que adianta a população aceitar uma obra defasada? Se depois a obra só renderá mais transtornos.Se até hoje essa bosta não saiu, é porque num é pra sair mesmo. tem de ser feito tudo de novo , do zero. Depois a obra fica pronta, ai vocês sabem, a Infrazero fica plena, ai eu quero ver a segunda etapa sair do papel.
Quando eles fazem alguma coisa, já é chegada a perfeição, se o principal já está embolado a anos, o complemento vai ficando pra depois 2020, 2025,2030... "Pois o principal já foi feito, " justificativa da autarquia. Haha
Juvenal Filho disse…
Muitas vezes não procuramos razões para fazer o que fazemos, mas desculpas. E remendar aquilo que não tem mais conserto. Isso que é zelar do dinheiro publico. Tem comentários que não necessitam de ser comentado. hahahahahah
Borges disse…
Caro RICHARDSON GS, você tem razão em afirmar que o TCU está de parabéns. Agora afirmar que não há dúvidas sobre a competência da INFRAERO - nossa "competente" estatal, que sempre deixa seus aeroportos à altura de suas respectivas demandas - isso é palhaçada e coisa de pessoa iludida. Não há dúvidas sobre a incompetência da Infraero. Nossos aeroportos estão sempre defasados e cheios de remendos - isso comparado a aeroportos de primeiro mundo, apesar de que há lugares em países subdesenvolvidos que os aeroportos são muito superiores (em todos os aspectos) em relação aos brasileiros. Basta comparar!
Anderson disse…
Para fazer o tal de "puxadinho" levaram 02 anos; para retomarem as obras do novo aeroporto, levará quase um ano (possivelmente em maio de 2012), eu estou dizendo retomarem, não conclusão; para inciar a segunda fase provavelmente 9 anos (2020). Conclusão de tudo: Mentira e incompetência. Sobre a mentira, aquele que diz uma mentira não sabe a tarefa que assumiu, porque está obrigado a inventar várias vezes mais para sustentar a certeza da primeira e já sobre a incompetência, ela é simplesmente o estado de uma pessoa legalmente incapaz para desempenhar sua função. Infelizmente pra certas pessoas, a ilusão é o primeiro de todos os prazeres.
Anônimo disse…
Construir um aeroporto que já tem a previsão de estar defasado em 2014.. um uma burrice!

Esse politicos são todos burros! Que revolta. Goiás tem que aproveitar da boa fase do país e investir em infra-estrutura!

As vezes penso que nos estamos acostumado com "mer**"... pois uma cidade como Goiânia pensa que construir um novo terminal com capacidade de 3 milhões será um presente?
Vai ser é dor de cabeça!
Revoltante gente!!!

Tem que revisar esse projeto e construir algo para 6 milhões de passageiros/ano.
Que falta de 'know-how' viu!
Guimarães disse…
Concordo plenamente com o último "Anônimo".
Rezende disse…
O governo de Goiás incentiva novas rotas através do Voe Goiás só que o Aeroporto Santa Genoveva não colabora. Teríamos o hub da Azul em Goiânia mas devido ao nosso aeroporto isso não foi possível. Creio que em Goiânia um aeroporto nos padrões do Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros da Grande Natal que comportará mais de 5 milhões de pessoas deveria ser implantado privatizado, já que Goiás necessita de uma ligação funcional com todo o Brasil e o exterior.
Anônimo disse…
a ideia de construir um aeroporto com capacidade ja defasada nao e' nem um pouco burrice dos politicos e sim manobra politica para fazerem depois uma obra de ampliacao do terminal e gastarem dinheiro publico e usarem para outros fins, sera q ngm entende isso??
incompetente e' o brasileiro que trabalha meses no ano para sustentar esses vagabundos
Anônimo disse…
Quanto mais obra, mais dinheiro publico sendo gasto, melhor.Entao acordem galera, acoordem, os unicos imbecis somos nos, pagadores de impostos. Ja ha ate projetos para ampliacao do novo terminal, que nem sequer foi construido..Nao ousem pensar que os politicos sao incapacitados.