Na
presença do governador Marconi Perillo, a Infraero e o Consórcio
Odebrecht/Via Engenharia, responsável pelas obras do Aeroporto Santa
Genoveva, assinaram ontem à tarde, em Brasília, o acordo para a
continuidade da obra. Em 23 de novembro passado, Marconi recebeu do
Tribunal de Contas da União a confirmação de que haviam sido sanados
todos os entraves jurídicos para a retomada dos trabalhos de construção e
que em menos de um mês seria selado o acordo que poria fim a cinco anos
de negociações.
O consórcio de empresas e a Infraero formalizaram a retirada de todas as ações judiciais que um movia contra o outro. A previsão é de que a obra seja entregue em abril de 2014. Depois de executada a obra, o aeroporto poderá sofrer novas intervenções, para garantir a ampliação de sua infraestrutura aeroportuária.
O documento assinado ontem na sede da Infraero, em Brasília, dá prazo de 120 dias para que o projeto executivo seja reavaliado, atualizado e concluído, adequando a capacidade de operação do novo terminal e a defasagem tecnológica, etapa necessária para o reinício das obras. A previsão é de que as obras sejam retomadas em maio de 2012 e a primeira etapa do novo terminal seja entregue em 2014. Numa etapa posterior devem ser feitas as adaptações para corrigir a defasagem em termos da logística aeroportuária, com possibilidade do aumento do número de esteiras de desembarque e a ampliação da pista, que poderá até mesmo transpor a BR-153.
Presente de Natal
Logo após a assinatura do acordo, o governador disse em entrevista coletiva que “o sucesso só vem depois de muito trabalho”. Também ressaltou que foi ao Distrito Federal mais de 30 vezes, para tratar da questão do aeroporto. Ele avaliou que depois de uma “grande peregrinação” foi assinado um “bom termo”. Marconi considerou que a assinatura do acordo é “o grande presente de Natal que Goiás recebe”.
Para o governador, o documento assinado pelas partes representa o fim da maior demanda de Goiás nos últimos tempos. Marconi também justificou a elaboração de novos projetos de adequação do terminal, depois de concluídas as obras previstas no atual contrato. Segundo ele, este ano o movimento no aeroporto foi de quase 3 milhões de passageiros, e, por isso, a previsão é que o novo terminal já esteja defasado em 2014.
O contrato firmado pelas partes prevê a manutenção do projeto original, mas com as devidas atualizações tecnológicas. Pelo projeto original, a área do novo terminal será de 27.160 metros quadrados, quase cinco vezes maior do que o atual aeroporto. O terminal terá capacidade de atender até 1 milhão 800 mil passageiros/ano. Um dado importante é o de que a obra será entregue em etapas, podendo passar por adaptações e ampliações para aumentar a logística aeroportuária. Terá um edifício principal, totalmente climatizado, com sistema geral de infraestrutura para prédios inteligentes, galeria, escadas rolantes, elevadores panorâmicos e quatro pontes de embarque.
O consórcio de empresas e a Infraero formalizaram a retirada de todas as ações judiciais que um movia contra o outro. A previsão é de que a obra seja entregue em abril de 2014. Depois de executada a obra, o aeroporto poderá sofrer novas intervenções, para garantir a ampliação de sua infraestrutura aeroportuária.
O documento assinado ontem na sede da Infraero, em Brasília, dá prazo de 120 dias para que o projeto executivo seja reavaliado, atualizado e concluído, adequando a capacidade de operação do novo terminal e a defasagem tecnológica, etapa necessária para o reinício das obras. A previsão é de que as obras sejam retomadas em maio de 2012 e a primeira etapa do novo terminal seja entregue em 2014. Numa etapa posterior devem ser feitas as adaptações para corrigir a defasagem em termos da logística aeroportuária, com possibilidade do aumento do número de esteiras de desembarque e a ampliação da pista, que poderá até mesmo transpor a BR-153.
Presente de Natal
Logo após a assinatura do acordo, o governador disse em entrevista coletiva que “o sucesso só vem depois de muito trabalho”. Também ressaltou que foi ao Distrito Federal mais de 30 vezes, para tratar da questão do aeroporto. Ele avaliou que depois de uma “grande peregrinação” foi assinado um “bom termo”. Marconi considerou que a assinatura do acordo é “o grande presente de Natal que Goiás recebe”.
Para o governador, o documento assinado pelas partes representa o fim da maior demanda de Goiás nos últimos tempos. Marconi também justificou a elaboração de novos projetos de adequação do terminal, depois de concluídas as obras previstas no atual contrato. Segundo ele, este ano o movimento no aeroporto foi de quase 3 milhões de passageiros, e, por isso, a previsão é que o novo terminal já esteja defasado em 2014.
O contrato firmado pelas partes prevê a manutenção do projeto original, mas com as devidas atualizações tecnológicas. Pelo projeto original, a área do novo terminal será de 27.160 metros quadrados, quase cinco vezes maior do que o atual aeroporto. O terminal terá capacidade de atender até 1 milhão 800 mil passageiros/ano. Um dado importante é o de que a obra será entregue em etapas, podendo passar por adaptações e ampliações para aumentar a logística aeroportuária. Terá um edifício principal, totalmente climatizado, com sistema geral de infraestrutura para prédios inteligentes, galeria, escadas rolantes, elevadores panorâmicos e quatro pontes de embarque.
Via GoiâniaBR
Comentários
http://www.infraero.gov.br/index.php/br/imprensa/noticias/4604-2111--relatorio-do-tcu-aponta-que-obras-da-infraero-estao-sem-indicios-de-irregularidades.html
Deixar com que a obra fosse realizada com irregularidades? Deixar com que nosso dinheiro fosse mal empregado? NEM A PAU, Juvenal.
Esse terminal que dirão ser novo, ainda continuará como motivo de chacota.O projeto arquitetônico é falho e medíocre, sem falar na cobertura duvidosa, que mais parece a de uma boate gls. Na verdade o aspecto é de um galpão maquiado de laranja.
Me desculpem, não é praga, mais acho que é melhor Goiânia esperar mais um pouco, ainda...
Eu me pergunto porque o projeto do Aero dos Guararapes-Recife conseguiu surpreender em tudo, logística, infraestrutura, arrojo arquitetônico e urbanístico. E ainda agradar os olhos com a bela conciliação daquele deck(estacionamento vertical) com o terminal de passageiros, tudo muito meticuloso.Agora sim, porque Goiânia não mereceria um Aeroporto digno, que lhe fosse a altura, que lhe fizesse jus? Porque sempre os cidadãos goianos são obrigados a passar esses transtornos e, além do mais, aceitar tudo que lhe são proposto.
O correto era a população se manifestar contra a execução desta obra. Não a justificativa que caiba no desperdício de dinheiro publico com um projeto já defasado.O MPF está movendo uma ação contra o Sr. marconi e a Infrazero; porque acho que eles esqueceram daquela licitação aberta neste ano, onde uma empresa paranaense foi detentora do processo, e faria o novo projeto com as devidas adequações, e os 4 milhões? valor máximo que seria pago para elaboração do novo projeto. E a vencedora da licitação, como fica?
Do que adianta a população aceitar uma obra defasada? Se depois a obra só renderá mais transtornos.Se até hoje essa bosta não saiu, é porque num é pra sair mesmo. tem de ser feito tudo de novo , do zero. Depois a obra fica pronta, ai vocês sabem, a Infrazero fica plena, ai eu quero ver a segunda etapa sair do papel.
Quando eles fazem alguma coisa, já é chegada a perfeição, se o principal já está embolado a anos, o complemento vai ficando pra depois 2020, 2025,2030... "Pois o principal já foi feito, " justificativa da autarquia. Haha
Esse politicos são todos burros! Que revolta. Goiás tem que aproveitar da boa fase do país e investir em infra-estrutura!
As vezes penso que nos estamos acostumado com "mer**"... pois uma cidade como Goiânia pensa que construir um novo terminal com capacidade de 3 milhões será um presente?
Vai ser é dor de cabeça!
Revoltante gente!!!
Tem que revisar esse projeto e construir algo para 6 milhões de passageiros/ano.
Que falta de 'know-how' viu!
incompetente e' o brasileiro que trabalha meses no ano para sustentar esses vagabundos