Acordo entre Infraero e consórcio pode retomar obras no Aeroporto de Goiânia

A Infraero e o consórcio que iniciou as obras do novo Terminal de Passageiros do Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva estão prestes a firmar um acordo para a retomada dos serviços, paralisadas desde 2007. O anúncio foi feito pelo presidente da empresa, Gustavo do Vale, durante encontro com o governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, nesta quinta-feira (17/11), na sede da Infraero, em Brasília.

A previsão é de que um acordo entre Infraero e consórcio saia até o final deste mês. A partir disso, o entendimento entre as partes seria submetido à Justiça Federal. “Nós estamos a um passo de terminar todo esse processo e, após o acordo judicial, poderemos retomar a obra e reduzir os prejuízos causados pela paralisação. Trata-se de um esforço conjunto entre poder público e iniciativa privada”, explicou Gustavo do Vale.

O presidente da Infraero destacou no encontro que a conclusão das obras do novo Terminal de Passageiros é uma prioridade da empresa. “Goiânia é uma cidade que vai ser uma alternativa a Brasília em função dos grandes eventos que o País vai receber”, destacou Gustavo durante o encontro com Marconi Perillo.

O governador de Goiás, por sua vez, falou do interesse do estado no desenvolvimento do Aeroporto de Goiânia e reconheceu os esforços da Infraero para aperfeiçoar a estrutura do Santa Genoveva. “O Módulo Operacional ficou bom, mas nós aguardamos um desfecho para o novo Terminal”, afirmou Perillo.

Ampliação da Pista de Pouso

A proposta de ampliação da Pista de Pouso do Aeroporto de Goiânia também foi discutida na audiência entre Gustavo do Vale e Marconi Perillo. A proposta é de que a expansão seja feita a partir da cabeceira 32, por cima da BR-153. “Essa obra está nos planos da Infraero para uma demanda futura, mas nossa prioridade agora é o Terminal de Passageiros”, disse o presidente da Infraero.

FONTE: Infraero

Comentários

Anônimo disse…
Que bom! Vamos ver se agora vai.
Anônimo disse…
A sete vai operar o emb 120 que chegou recentemente?
Anônimo disse…
Por que as aeronaves pousam mais na pista 14 do que na pista 32?
Anônimo disse…
Quantos metros de pista o a321 precisa para pouso e decolagem?
Maurício Alves disse…
A pista de Goiânia que tem 2500x45 é suficiente para operar até um 747 por exemplo, com algumas restrições. Porém, devido a sua "qualidade" para facilitar o entendimento, estes aviões de maior porte não operam em Goiânia. Caso operassem, o asfalto cederia e novos problemas surgiriam. A respeito das cabeceiras de pouso e decolagem, depende do vento que está no aeroporto no momento. Ele tem que estar contra a pista em uso.

Não temos informações sobre a SETE
Anônimo disse…
Eles irao divulgar outro novo edital para a construcao do terminal?
Anônimo disse…
sbgo nao tem a minima estrutura para receber um aviao de grande porte, tanto em pista, qualidade, tamanho. so da envergadura de um 747 ja teria que parar toda taxyway. um 767 na atualidade do aeroporto pousa e decola tranquilo de la, se estiver com pouco combustivel e vazio.
Anônimo disse…
pelo tamanho da pista o aeroporto de Goiânia comporta um 747 sim, pode observar aeroportos como de Curitiba e Porto Alegre que tem pistas menores e recebem esse tipo de aeronave (claro que esse último a sua altitude tb ajuda), e provavelmente não recebem com os tanques cheios. A questão é como o Maurício Alves disse, a qualidade da pista que não é boa e poderia danifica-la.