Cargueiros devem voltar a operar em Goiânia

Depois de quase 2 anos, os voos puramente cargueiros devem retornar a operar no Aeroporto Santa Genoveva. A TOTAL e a ABSA tem interesse em operar em Goiânia. A primeira com o Boeing 727-200F e a segunda, acreditem se quiser, com o Boeing 767-300F.

Boeing 727-200 em Goiânia. © Rodrigo Egas
A TOTAL deve operar em Goiânia no modelo RPN (Rede Postal Noturna) que foi desativada na cidade em meados de 2009. Neste modelo, companhias como ATA Brasil, TAF, Beta e a própria TOTAL já operaram em Goiânia com voos para São Paulo - Guarulhos com carga dos correios. Falta a burocracia da ANAC e dos Correios para iniciar a operação. A empresa de handling (Apoio com equipamentos de solo) já foi contratada.

A ABSA tem o interesse em operar com rota entre Miami (EUA) à Goiânia, sem escalas. Já, partindo de Goiânia, a aeronave sai vazia para Campinas, onde é uma dos maiores polos de carga do país. A companhia já entrou em contato com a Infraero demostrando o interesse, e a Infraero já realizou alguns estudos na operação do aeroporto para adequar a este novo voo cargueiro. 

Para viabilizar a operação da ABSA com o Boeing 767-300F, a aeronave deve pousar com pouco combustível em Goiânia, suficiente para um tempo de espera e alternativa ao Aeroporto de Brasília, e decolar vazia para Campinas. Estas restrições se devem ao asfalto da pista de Goiânia que não suporta aeronaves com peso, por exemplo, de um 767-300F lotado de carga e combustível. A aeronave deve parar no pátio principal utilizando de duas à três posições do pátio. Possivelmente, o período de operação do voo será o vespertino, que contém menor movimento.

Vamos aguardar, não são informações oficiais, mas até o final do ano teremos mais novidades concretas sobre o assunto.

Comentários

Anônimo disse…
tomara
Anônimo disse…
imagina um 767-300 aki em gyn *---*
Anônimo disse…
Caramba, se o 767 vier pra cá, nem que seja de madrugada, vou pelo menos 1 vez por semana ao aeroporto só pra ver essa máquina, já que aqui em Goiânia nós nem temos esperança de ver aviões maiores.
Pedro Maverick disse…
Aqui em Goiânia já ocorreu pouso de DC-9, na década de 80.
Maurício Alves disse…
Acho que as maiores aeronaves que pousaram em Goiânia foram o A310, 707 e DC8. Iremos fazer uma matéria sobre, aguardem!
rmartins disse…
A310, de que empresa?
Maurício Alves disse…
A310 da AeroCancun. Fretamento para um grupo de empresários, na década de 90.
Anônimo disse…
a BRA ja veio com o 767-200 para voos pra salvador ou recife
Anônimo disse…
767-300 em Goiânia vai ser show!
Anônimo disse…
que massa *-* vou ao aeroporto todo dia ver o 767 ;D
Anônimo disse…
E o 787 que pousou hoje em Tokio? Que show de aeronave para nos amantes da aviação!

Isso ae, tomara que o 767-300 venha para Goiânia, assim como mais investimentos tambem!