O Governador Marconi Perillo se encontrou com o Presidente da Infraero, Gustavo do Vale, ontem (16) em Brasília para discutir algumas mudanças para o projeto do novo aeroporto de Goiânia. As mudanças mais significativas são: aumentar de 5 pontes de embarque para 12 e aumentar a pista sobre a BR-153 entrando no terreno da Embrapa.
São duas medidas cabíveis de resultados positivos, pois o Governo Estadual já obteve um sinal positivo da Embrapa para a venda da parte do terreno necessário. Essas medidas aumentariam a capacidade de passageiros e aeronaves por ano, possibilitando a Goiânia receber novos voos e novos investimentos por parte das companhias aéreas.
Fim do Impace com TCU
A Infraero deve apresentar nesta quinta-feira (19) para o TCU uma nova planilha de custos, que caso fique de acordo com os critérios estabelecidos, encerram-se os impeditivos legais. Desta maneira, deve ocorrer a abertura do processo licitatório para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Goiânia.
"Puxadinho" deve ser entregue em Setembro
O "Puxadinho" deve ser entregue em 15 de setembro de 2011. Essa é a data prevista de acordo com o cronograma entregue pela Infraero para o Governador Marconi Perillo. Para ser cumprido este prazo, as obras devem ser iniciadas até o meio de junho, pois até agora nenhuma movimentação no aeroporto.
Montagem da pista ampliada
O amigo Frederico Naves fez uma montagem de como poderia ser ampliado a pista com 3,5 KM aumentando em 1 Km a atual pista. Porém o projeto que o Governo quer, é aumentar em 500m a pista para 3 KM. E no lugar do desvio seria feito um viaduto para aliviar o tráfego e não um desvio como na montagem. Porém já dá para ter uma noção. Agradecimentos especiais ao Frederico.
Montagem da pista ampliada
O amigo Frederico Naves fez uma montagem de como poderia ser ampliado a pista com 3,5 KM aumentando em 1 Km a atual pista. Porém o projeto que o Governo quer, é aumentar em 500m a pista para 3 KM. E no lugar do desvio seria feito um viaduto para aliviar o tráfego e não um desvio como na montagem. Porém já dá para ter uma noção. Agradecimentos especiais ao Frederico.
Comentários
irao fazer desvios, creio eu..e realmente nao eh complicado..e construir um aeroporto com apenas 5 pontes eh ridiculo..pois ja nasceria saturado..entao a medida com 12 eh bastante viavel..acho q la pra 2016 teremos um novo terminal...
Eu sempre pensei o que fariam para aumentar a pista!
Mas agora vamos ao trabalho, chega de promesas! Queremos Aeroporto em Goiania!!
Vamos gente!! Tomara que esse aeroporto saia do papel.
Quem sabe tambem no futuro teremos mais aeronaves A321 pousando no Santa Genoveva, como vimos semana passada!
VAmos ao trabalho agora, se Deus quiser esse aeroporto vai ficar pronto um dia.
Vamos torcer e esperar que isto seja realmente verdade.
Roberto Pereira - Jaraguá GO
entao eh jogar dinheiro no lixo pensar em receber b767 a330
e se for pensar em cargueiros..anapolis esta se preparando para isso..ate pq o polo industrial eh em anapolis..se goiania tivesse tal vocacao seria melhor, entao eh melhor focar os recursos..
abracos amigos
Frederico Naves - Goiânia-GO
Com trabalho e boa administração esse aeroporto finalmente vai sair.
O país esta se desenvolvendo rápido, e Goiânia tem que acompanha esse rítmo.
Blog - Assim que tiverem mais informaçoes sobre o projeto, por favor divulge ae para gente.
Abraços,
Tiago
e brasilia nem tem tanto fluxo, prova disto eh vc olhar para as empresas aereas que atuam em guarulhos e as que atuam em brasilia..em brasilia, de cabeca nos temos, a tap, a us airways, a tam, delta e acaboou..
neeem manaus que tem um fluxo altissimo pra florida(entenda-se, miami-orlando) a delta aguentou manter a linha diaria..
nao compensa nunca para uma empresa aerea fazer uma "possivel" rota sbgo-jfk, eh mto mais rentavel economicamente e fisicamente gru-jfk e depois distribuir em code-share para outras cidades do brasil...assim como acontece na realidade..olhe qntos voos temos de sp pra dallas, chicago, vancouver, quebec e depois me falem..
goiania tem apenas 1 milhao e meio de habitantes, acho que o abcd paulista tem o dobro..
ai vc pode falar..e a america do sul e caribe?? a gol faz voos operando 738 e a tam a320 em sua maioria..entao vamos focar os gastos em coisas q serao realmente uteis..terminal descente, patio descente e quem sabe uma area boa para possiveis instalacoes de centros de manutencao..sistema de navegacao descente..pra qndo nao tiver visibilidade ou tempos adversos aeronaves terem que alternar para BRASILIA, confins...
entao galera, vamos torcer pra que facam um aeroporto digno e vamos parar de viajar..precisamos de um aeroporto moderno e que suporte as verdadeiras intencoes das companhias aereas..e sem viajar!!
pq ate agora nem o puxadinho saiu e ja tem gente sonhando com rotas internacionais...menos, menos..
e foi o q eu disse, sao paulo q eh sao paulo nao tem essa demanda para grande quantidade de voos internacionais..imagine goiania
Nao..a delta vai operar a rota manaus-atlanta..e vai cancelar o brasilia-atlanta
podemos citar que a AA tem rota REC-MIAMI
enfim, nao irei entrar nessa discussao pq isso eh particular de cada cia aerea..vai de acordo com a demanda e posso afirmar com todas as letras q goiania nao tem demanda para voos internacionais..
goiania mal tem voo para BSB..dependendo do horario se vc perder o voo, tera q esperar uma eternidade..
vamos torcer para que saia finalmente o terminal..porque ainda continuamos como o pior aeroporto do brasil!! nem ar condicionado tem direito..eh uma vergonha..entao nem vamos debater sobre a possibilidade de voos internacionais porque atualmente..NEM OS VOOS DA PASSAMEDO sao autorizados..outro dia tivemos outro voo solicitado pela tam para o rio negado..enfim, vamos cair na real..e que tenha a estrutura de pelo menos proximo a um de salvador ou fortaleza..
abracos aos amigos
Em Brasília há um tráfego disparado se comparado com a capital goiana não somente por ser a capital federal, mas pela localização e estrutura que até alguns anos atrás era suficiente para servir de uma grande base no centro do Brasil. Brasília é muito mais uma distribuidora de voos do que uma geradora de voos. Só que isso tem gerado grandes problemas operacionais, a área de embarque é sempre superlotada, devido a falta de concorrência qualquer consumo interno é caríssimo e há o constante e irritante problema de mudança dos portões de embarque.
Se em Goiânia construirem um aeroporto não com um pensamento pequeno de abastecer só a capital do Estado, poderemos ver uma grande quantidade de investimentos aqui. Aeroportos menos congestionados oferecem serviços mais baratos o que irá concorrer com o mercado de Brasília.
Um exemplo disso é o aeroporto de Viracopos em Campinas-SP. Apesar da proximidade da capital paulista - que por sua vez possui dois aeroportos de grande movimentação - Campinas também investiu em seu aeroporto não pensando pequeno. Hoje além do aeroporto ser o maior terminal de cargas do país, também tem atraído o movimento de passageiros até da capital por oferecer preços mais acessíveis.
Goiânia pode ter um grande salto no cenário aério nacional se souber aproveitar esta obra da melhor maneira.
Pois se for,será ótimo porque poderíamos receber aviões maiores como A330,B757 e B767 entre outros.Ai o aeroporto seria internacional,que seria muito bom