Cargueiros em Goiânia

Por vários anos Goiânia operou diversos cargueiros pelo RPN (Rede Postal Noturna) e por cargas que não eram transportadas em voos comerciais. Só que ultimamente, este transporte está sendo feito via terra até Brasília e de lá segue para São Paulo em voos cargueiros, e nos porões das aeronaves comerciais que operam atualmente.

Mas quem não teve oportunidade de ver, registrar, ou conhecer, esta matéria trará algumas fotos de aeronaves cargueiras que operaram em GYN fazendo transporte para os correios e cargas. Para os correios, as aeronaves normalmente decolavam por volta das 21hrs/22hrs da noite para São Paulo (Guarulhos) e pousava no amanhecer do outro dia, por volta das 05hrs/06hrs da manhã e passava o dia todo aguardando o próximo voo.

A VARIG e a VASP não tinham capacidade de levar suas cargas nos porões dos seus Boeings 737-200 então operavam aeronaves 727 e 732 para transporte de cargas, independente dos Correios.

Foto via Revista Flap
Foto por Samuel Harkins via Myaviation.net

A BETA operou em GYN no ano de 2000 com um Boeing 707.

Foto por Alexandre Polati via Jetphotos.net

A TOTAL já operou com o Boeing 727-200 em meados de 2001.

Foto por Rodrigo Egas via Jetphotos.net

Posteriormente o 727 da TOTAL, mudaram o equipamento para o Boeing 727-200 da ATA que alternava alguns voos com o B727 da Varig Log.

  Foto por Maurício Alves via Jetphotos.net

Após este periodo, a ATA passou por dificuldades e quem assumiu o transporte de RPN em GYN foi a TAF que operou com o Boeing 737-200.

 Foto por Haroldo Fiuza Junior via Jetphotos.net

E após isso a TOTAL assumiu novamente os voos por um pequeno periodo de tempo e operou com um ATR 42 de passageiros transformado em cargueiro.
Foto por Alexandre Cavalcante via Myaviation.net

Após este período a TAF recuperou os direitos de operar a rota, e colocou um Boeing 727-200 para operar no RPN.

 Foto por Romulo Lemes via Myaviation.net

E por um periodo em que a aeronave da TAF estava passando por manutenção operou em Goiânia uma Boeing 737-200 da RICO.

Foto por Romulo Lemes via Myaviation.net

Quando a aeronave destinada a GYN retornou de manutenção, a TAF operou com o 727 até o fim da licitação. Então por algumas semanas a BETA operou em Goiânia para os correios tampando o buraco que a TAF tinha deixado. O equipamento utilizado era o Boeing 707.

Foto por Wilco737 via Jetphotos.net
E após isso a TAF retornou a operação de cargueiro com o Boeing 727 até meados de 2009 quando encerrou as operações pelos Correios. Atualmente Goiânia está sem nenhuma operação de carga, dependendo totalmente de Brasília. Aguardamos até quando Goiânia ficará sem esse tipo de operação.

Agradecimentos: Rony Marins e Gustavo Maia