ATA Brasil: Seguindo a moda sem planejamento.



Em meados de 2004, surgiu com base em Fortaleza-CE a Atlântico Linhas Aéreas que adotava o nome comercial de ATA Brasil. Em entrevista a Folha de São Paulo, o presidente da companhia na época, Luiz Henrique Piauhylino Monteiro, informou que empresa segueria o modelo "Low Cost, Low Fare", implementado pela GOL Linhas Aereas anos antes e que foi um sucesso. Mas que não queria tirar o espaço de ninguém, e sim explorar um nicho que nenhuma na época explorava, e que tinha demanda. Voos ligando Nordeste x Rio, e Nordeste x São Paulo.

A ATA Brasil, ganhou licitação do ECT (Empresa de Correios e Telégrafos), e iniciou operação de um Boeing 727-200 (727-224/Adv(F)), PR-GMA. Operou carga em alguns voos ligando Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte, Manaus à São Paulo. Mas a rota que a companhia mais operou até parar de voar foi Goiânia-São Paulo-Goiânia.

A aeronave saia por voltas das 21hrs de Goiânia e retornava ao amanhecer, operando no RPN (Rede Postal Noturna). Nosso coloborador Gustavo Maia, voou uma vez esse bate-volta até São Paulo e fez alguns belos registros do 727 da ATA Brasil.




Além do braço cargueiro da companhia, a ATA Brasil investiu no mercado de voos charters e arrendou 3 Boeings 737-200 (1 B737-204C, e 2 B737-200). O único Boeing 737-200C (Passageiro e Carga), PR-MGA, da frota, ficou baseado em Campo Grande (CGR) e fazia voos na RPN para os correios até São Paulo (GRU). 

 Foto: Alexandre Ralff Lehner

A ATA Brasil baseava o outro 737-200, PR-LSW, em Fortaleza-CE. Ele foi pintado, mas nunca chegou a voar nas cores da companhia.

Foto: Skyliner

E por último, encomendou o terceiro e último 737-200 da companhia, que viria do Reino Unido, porém, este foi pintado, mas nunca voou também. Prefixo da aeronave ainda era TF-ELL.

 Foto: Karl Nixon

 É possivel hoje ir em Campo Grande (CGR), Fortaleza (FOR) ou Goiânia (GYN) e avistar estar aeronaves ainda nos pátios. Sujeitos ao tempo e sendo deteriorados.

Fotos Imagem Principal:


Tsuyoshi Hayasaki - AroundWorldImages
BrovoAlpha
Eduardo França
Gustavo Bolson Maia
Maurício Alves
Jetstream Aviation
Eduardo Bentes
Normando Carvalho Jr
Clodoaldo Neto